BOLLYWOOD - Cinema e Dança da Índia



Bollywood - Gênero

Os filmes de Bollywood são principalmente musicais, e espera-se que contenham algumas melodias cativantes sob a forma de números de canto e dança, tecidas no script. O sucesso de um filme depende muito da qualidade dos seus números musicais.De fato, a música de um filme muitas vezes é lançado antes do próprio filme e ajuda a aumentar a audiência.

O público indiano espera que o valor total para o seu dinheiro, com um bom animador, geralmente referidos como vasool paisa (literalmente, "vale dinheiro"). Músicas e danças, triângulos amorosos, comédia e dare-devil emoções - são todos misturados num espectáculo de três horas de duração com intervalo. Esses filmes são chamados filmes masala, após o termo hindu para uma mistura de especiarias. Como masalas, esses filmes são uma mistura de muitas coisas.

Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendiam a ser melodramáticos. Frequentemente empregavam ingredientes tais como star-crossed lovers e os pais zangados, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos corruptos, sequestradores, terríveis vilões, cortesãs com coração de ouro, parentes long-lost, irmãos separados pelo destino, mudanças dramáticas de fortuna e coincidências convenientes.



Sempre houve filmes indianos com objectivos mais artísticos e histórias mais sofisticadas, tanto dentro como fora da tradição de Bollywood (ver Art cinema da Índia). Eles muitas vezes perdiam nas bilheteiras para filmes com apelo mais massa. Bollywood convenções estão a mudar, no entanto. A grande diáspora de indianos nos países de língua Inglês, e aumento da influência ocidental em casa, têm cutucou os filmes de Bollywood perto de modelos de Hollywood. Beijos em filmes não são mais um tabu. Parcelas agora tendem a apresentar urbanos ocidentalizados namoro e dançar em clubes, em vez de casamentos arranjados.

O crítico de cinema Lata Khubchandani escreve: ".. nossos primeiros filmes ... [tinha] liberal doses de sexo e cenas de beijo em si. Curiosamente, foi após a independência do conselho censor surgiu e assim o fez todas as críticas."



A década de 1930 e 1940 foram épocas tumultuosas: a Índia foi fustigada pela Grande Depressão, Segunda Guerra Mundial, o movimento de independência da Índia, ea violência da partição. A maioria dos filmes indianos eram claramente de evasão, mas também houve uma série de realizadores que abordaram assuntos sociais, ou usaram a luta pela independência da Índia como pano de fundo para suas tramas. No final dos anos 1950, lançou seu Bollywood primeiros filmes a cores, no entanto, a maioria dos filmes continuaram a ser em preto-e-branco até meados da década de 1960. Nessa época os musicais românticos e melodramas eram a tarifa de grampo no cinema. Alguns atores de sucesso Dev Anand, Dilip Kumar e Raj Kapoor e as atrizes Nargis, Meena Kumari, Nutan e Madhubala. No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, filmes românticos e de acção estrelando artistas como Rajesh Khanna e Dharmendra. Em meados da década de 1970, românticos deram lugar para gritty, filmes violentos sobre criminosos e bandidos. Amitabh Bachchan é uma estrela conhecida por seu "jovem furioso" papéis, montou a crista desta tendência, com atores como Mithun Chakraborty e Anil Kapoor, que durou até o início de 1990. Atrizes desta época incluem Hema Malini, Jaya Bachchan e Rekha.

Em meados da década de 1990, o pêndulo de volta para a família centrada musicais românticos com o sucesso de filmes como Hum Hain Kaun Aapke (1994) e Le Dilwale Dulhania Jayenge (1995), tornando as estrelas de uma nova geração de atores (como Aamir Khan, Salman Khan e Shah Rukh Khan) e atrizes (como Sridevi, Madhuri Dixit, Karisma Kapoor e Kajol). Em que ponto do tempo, ação e comédia também foram indo forte com atores tais como Govinda e Akshay Kumar e atrizes tais como Raveena Tandon e Karisma Kapoor. Esta década marcou a entrada de novos artistas na área do cinema de arte, algumas das quais foram bem sucedidos nas bilheterias, assim, com novas performances aclamado pelos atores desta geração (Nana Patekar, Ajay Devgan, Manisha Koirala, Tabu e Urmila Matondkar).


A década de 2000 significou um crescimento na popularidade de Bollywood no mundo. Esta situação levou o cinema a um novo patamar em termos de qualidade, cinematografia e inovadoras linhas de história, bem como os avanços de qualidade técnica. Algumas das casas de maior produção, entre eles Yash Raj Films Productions e Dharma foram os produtores de novos filmes modernos. A abertura do mercado no exterior, as versões mais Bollywood no exterior ea explosão do multiplex nas grandes cidades, levou a um maior sucesso de bilheteiras na Índia e no exterior, como Devdas, Koi ... Mil Gaya, Kal Ho Naa Ho, Veer-Zaara e Dhoom 2, proporcionando uma nova geração de atores populares (Saif Ali Khan, Hrithik Roshan, Abhishek Bachchan) e atriz (Aishwarya Rai, Preity Zinta e Rani Mukerji), e manter a popularidade do atores da década anterior.

A indústria cinematográfica indiana tem preferido os filmes que apelam a todos os segmentos do público (veja a discussão em Ganti, 2004, citado nas referências), e tem resistido a fazer filmes que o público-alvo restrito. Acreditava-se que visando um amplo espectro seria maximizar as receitas de bilheteira. No entanto, os cineastas podem estar se movendo para aceitar algumas segmentação de bilheteria, entre os filmes que apelar para índios rural e filmes que atraem público urbano e no exterior!



Elenco e Equipe

Bollywood emprega pessoas de todas as partes da Índia. Ele atrai milhares de aspirantes a atores e atrizes, todos esperando para uma ruptura na indústria. Modelos de beleza e competidores, os atores de televisão, actores de teatro e mesmo pessoas comuns vêm para Mumbai com a esperança eo sonho de se tornar uma estrela. Assim como em Hollywood, poucos conseguem.

Estrelato na indústria do entretenimento é muito frágil e Bollywood não é excepção. A popularidade das estrelas pode subir e descer rapidamente. Directores competem para contratar as estrelas mais populares do dia, que são acreditados para garantir o sucesso de um filme (embora esta opinião não é sempre apoiada pelos resultados de bilheteira). Daí muitas estrelas aproveitar de sua fama, uma vez que se tornou popular, fazendo vários filmes simultaneamente.



Apenas poucos atores não indianos conseguiram deixar uma marca em Bollywood, apesar de muitos tentaram ao longo do tempo. Houve algumas excepções, um exemplo recente é o filme de sucesso Rang de Basanti, onde a atriz principal é Alice Patten, uma inglesa. Kisna, Lagaan, e The Rising: Ballad of Mangal Pandey também contou com atores estrangeiros.

Bollywood pode ser muito unido, e os parentes de membros da indústria cinematográfica, tem uma vantagem na obtenção de papéis cobiçado em filmes e / ou fazer parte da tripulação de um filme. No entanto, as conexões da indústria não são garantia de uma longa carreira: a concorrência é brutal e se mudas indústria cinematográfica não ter sucesso na bilheteria, a sua carreira vai vacilar. Algumas das maiores estrelas tais como Dharmendra, Amitabh Bachchan, Shah Rukh Khan e conseguiram, apesar da falta total de conexões do show business. Para clãs filme, veja a lista de clãs do cinema de Bollywood.



Som

Som em filmes de Bollywood raramente é gravado no local (também conhecido como sincronização de som). Portanto, o som é geralmente criado (ou recriado) inteiramente em estúdio, com os atores recitando suas linhas como as imagens aparecem na tela em estúdio no processo conhecido como "looping no som" ou ADR com o Foley e efeitos sonoros adicionados mais tarde. Isso cria vários problemas, uma vez que o som destes filmes geralmente ocorre uma frame ou duas mais cedo ou mais tarde do que os movimentos da boca ou gestos. Os atores têm que atuar duas vezes uma vez no local, uma vez no estúdio e ao nível emocional no jogo é frequentemente muito difícil de recriar. Comercial indiano filmes, não apenas os de língua hindi variedade são conhecidos pela sua falta de som ambiente, então há um estranho silêncio subjacente, em vez de tudo o bom som para criar algum tipo de profundidade.

A onipresença do ADR no cinema de Bollywood se tornou predominante no início dos anos 1960 com a chegada dos três câmera Arriflex, que exigiu um dirigível (cover), a fim de proteger o som da câmera, para o qual foi notório, a partir de filmagens no local . Comercial cineastas indianos, conhecidos por sua velocidade, nunca se preocupou em dirigível da câmera, e seu ruído excessivo necessário que tudo teve de ser recriada em estúdio. Eventualmente, isso se tornou o padrão para filmes indianos.

Esta tendência foi interrompida em 2001, após um hiato de 30 anos de som sincronizado com o filme Lagaan, em que o ator e produtor Aamir Khan insistiu que o som fosse feito no local. Isto abriu um debate acalorado sobre a utilização ea viabilidade econômica do som no local, e vários filmes de Bollywood têm empregado o som no local, desde então.


Bollywood música do filme é chamado de música filmi (de Hindi, significa "de filmes").

Canções de filmes de Bollywood são geralmente pré-gravadas por cantores de reprodução profissional, com os atores, em seguida, dublar a letra da canção na tela, muitas vezes, enquanto dança. Enquanto a maioria dos atores, especialmente hoje, são excelentes dançarinos, alguns também são cantores. Uma exceção notável foi Kishore Kumar, que atuou em vários filmes nos anos 1950 e ao mesmo tempo ter uma brilhante carreira como cantor de reprodução. KL Saigal, Suraiyya e Noor Jehan também eram conhecidos como os cantores e atores. Alguns atores nos últimos trinta anos ter cantado uma ou mais músicas próprias, para uma lista, consulte Singing atores e atrizes do cinema indiano.

Cantores de playback costumam figurar nos créditos de abertura e têm seus próprios fãs, que vai para um filme de outra forma medíocre só para ouvir seus favoritos. Passando pela qualidade, bem como a quantidade de músicas que prestados, dos cantores mais famosos de Bollywood são Suraiyya, Noor Jehan, Lata Mangeshkar, Asha Bhosle, Geeta Dutt, Shamshad Begum, Alka Yagnik, etc entre os cantores de reprodução feminino e Saigal KL, Talat Mahmood, Mukesh, Mohamed Rafi, Manna Dey, Hemant Kumar, Kishore Kumar, Kumar Sanu, Udit Narayan, Sonu Nigam entre cantores de reprodução masculina. Mohammed Rafi é muitas vezes considerado o melhor sem dúvida, dos cantores, que cantavam para Bollywood, seguido de Lata Mangeshkar, que, ao longo de uma carreira de seis décadas, gravou milhares de músicas para filmes indianos. Os compositores de música de cinema, conhecido como diretores de música, também são bem conhecidos. Suas músicas podem fazer ou quebrar um filme e normalmente fazem. Os remixes de músicas filmi com ritmos modernos é uma ocorrência comum hoje em dia, e os produtores podem até liberar versões remixadas de algumas das canções dos seus filmes junto com os álbuns dos filmes trilha sonora regular.


Eles dançam em filmes de Bollywood, especialmente os mais antigos, são modeladas em dança indiana: estilos de dança clássica, danças cortesãs do norte da Índia (tawaif), ou danças folclóricas. Nos filmes modernos, elementos da dança indiana são misturados com estilos de dança ocidentais (como visto na MTV ou em musicais da Broadway), embora não seja incomum ver pop ocidental e lado dos números de dança clássica pura a lado no mesmo filme. O herói ou heroína geralmente executa com uma trupe de dançarinos de apoio. Muitas rotinas de música e dança em filmes indianos apresentam mudanças instantâneas de local e / ou mudanças de costume entre os versos de uma canção. Se o herói ea heroína dançam e cantam um pas-de-deux (dança e ballet expressão, que significa "dança dos dois"), é frequentemente encenado numa maravilhosa paisagem natural ou definições de arquitetura grandiosa. Este teste é referido como um picturisation ".

As canções geralmente comentam sobre a ação que ocorre no filme, de várias maneiras. Às vezes, uma canção é trabalhada na trama, de modo que um personagem tem um motivo para cantar, outras vezes, uma canção é uma exteriorização dos pensamentos de um personagem, ou pressagiar um evento que não ocorreu ainda na trama do filme. Neste caso, o evento é quase sempre dois personagens se apaixonando.


Os filmes de Bollywood sempre usaram o que agora são chamados de "números". Um personagem fisicamente atraentes do sexo feminino (a menina "item"), muitas vezes completamente estranhas ao elenco principal ea trama do filme, executa uma canção cativante e número de dança no filme. Nos filmes mais antigos, o número de "item" pode ser realizada por uma cortesã (tawaif) dançando para um cliente rico, ou como parte de um show de cabaret. A dançarina Helen ficou famosa por seus números de cabaret. Nos filmes modernos os item numbers podem ser inseridas como seqüências discoteca, dançar em festas, ou como mostra o palco.



Para as últimas décadas os produtores de Bollywood têm lançado a trilha sonora do filme, como fitas ou CDs, antes do lançamento do filme principal, esperando que as músicas possam atrair o público para o cinema mais tarde. Muitas vezes, a trilha sonora é mais popular que o filme. Nos últimos anos alguns produtores têm também lançado vídeos musicais, geralmente com uma canção do filme. No entanto, alguns vídeos promocionais incluem uma canção que não está incluído no filme.


Diálogos

O roteiro de filme ou de linhas de diálogo (chamados "diálogos" em Indian Inglês) e letras de músicas são muitas vezes escritos por pessoas diferentes.

Os diálogos são geralmente escritas em um hindi comum, que seria compreendido pela maior audiência possível. Alguns filmes, no entanto, ter usado dialetos regionais para evocar um cenário de aldeia, ou antiquado corte em urdu era Mughal, filmes históricos. Os filmes contemporâneos também fazem bastante uso do Inglês. De fato, muitos roteiros de filmes são os primeiros escritos em Inglês, e depois traduzido para o hindi.

Linguagem cinematográfica, seja em diálogos ou letras, muitas vezes é melodramático e invoca a Deus, família, mãe, dever e auto-sacrifício liberalmente.

Os directores musicais preferem trabalhar com letristas certo, a tal ponto que o letrista e compositor são vistos como uma equipe. Este fenômeno não é diferente dos pares de compositores americanos e compositores que criaram velhos tempos musicais da Broadway (por exemplo, Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, ou Alan Jay Lerner e Frederick Loewe). As letras musicais são geralmente sobre o amor. letras de músicas de Bollywood, especialmente nos filmes mais antigos usam árabe-vocabulário urdu. Outra fonte para as letras o amor é a tradição hindu longo de poesia sobre os amores de Krishna, Radha e as gopis. Muitas letras comparam o cantor a um devoto eo objeto de sua paixão para Krishna ou Radha.


Shakira = Hip's don't lie

Bollywood - Popularidade e Recurso

Ao longo dos anos, Bollywood, cuja produção anual de mais de 800 filmes por ano, e uma audiência de 3,6 bilhão de pessoas, tem mostrado progresso em sua popularidade, e foi entrando na consciência do público ocidental e produtores.

Ásia

A maioria dos paquistaneses assistir filmes de Bollywood , em parte porque muitos paquistaneses falam ou pelo menos entender Hindi (que eles chamam de urdu). Apesar de uma proibição do governo indiano em filmes, alguns filmes de Bollywood têm sido legalmente liberada lá, como o Taj Mahal. Para a maior parte, os filmes de Bollywood são assistidos na TV a cabo no Paquistão, e há um enorme mercado para filmes de Bollywood em locadoras de vídeo local. Os filmes de Bollywood também são vistos em outros países sul-asiáticos, como Bangladesh e Nepal.

filmes de Bollywood são assistidos pela população do Afeganistão por causa da proximidade com o subcontinente indiano. Além disso, a cultura e as linguagens utilizadas nos filmes são semelhantes aos da cultura afegã e das línguas . Vários atores de Bollywood têm suas raízes ligadas ao Afeganistão. Uma série de filmes de Bollywood, foram filmadas dentro do Afeganistão, enquanto alguns tratados com o país, incluindo Dharmatma, Kabul Express, Gawah Khuda e Escape From Taliban.

Recentemente Bollywood tem progessed em Israel. Canais especiais dedicados ao cinema indiano tem sido exibido na TV a cabo.

Os filmes indianos são populares em alguns países árabes, em especial nos países do Golfo. filmes indianos importados costumam ser dublados em árabe sobre a sua libertação.

África

Bollywood é reconhecida em algumas partes da África. A população indiana em países como África do Sul, Nigéria e Marrocos permite sucessos de bilheteria para os produtos de Bollywood.



Rússia

Os filmes de Bollywood são particularmente populares na antiga União Soviética. Os filmes de Bollywood estão sendo dublados para o russo, e apresentados em teatros importantes como Mosfilm e Lenfilm.

Ashok Sharma, indiano Embaixador do Suriname, que atuou três vezes no Commonwealth of Independent Estados região durante a sua carreira diplomática disse:
"A popularidade de Bollywood no SIA remonta aos tempos soviéticos, quando os filmes de Hollywood e outros países ocidentais foram proibidos na União Soviética. Como não havia meios de entretenimento mais barato outros, os filmes de Bollywood desde os soviéticos uma fonte barata de entretenimento que eram supostamente não controversos e não políticos. Além disso, a União Soviética estava se recuperando do ataque da Segunda Guerra Mundial. Os filmes da Índia, que também foram recuperando do desastre da partição e da luta pela liberdade do jugo colonial, foram encontrados para ser uma boa fonte de fornecimento de esperança, com entretenimento para as massas em luta. As aspirações e necessidades das pessoas de ambos os países associados a um grande extensão. Os filmes eram dublados em russo e exibidos em cinemas em toda a União Soviética. Os filmes de Bollywood também reforçou os valores da família, que foi um grande fator para a sua popularidade com as autoridades governamentais na União Soviética . "

Após o colapso do sistema soviético de distribuição de filmes, Hollywood ocupou o vazio deixado no mercado cinematográfico russo. Isso tornou as coisas difíceis para Bollywood Bollywood como estava a perder quota de mercado de Hollywood. No entanto, jornais russos relatam que há um interesse renovado em Bollywood entre os jovens russos .
Europa e nas Américas

Bollywood tem experimentado um forte crescimento das receitas nos mercados norte-americano, e é particularmente popular entre as comunidades sul-asiáticas de grandes cidades como Chicago e Nova Iorque [3]. Yash Raj Films, umas das maiores casas da Índia, distribuição e produção, relatado em Setembro de 2005 que os filmes de Bollywood nos Estados Unidos ganham cerca de US $ 100 milhões por ano através de exibições de teatro, as vendas de vídeo e da venda de trilhas sonoras de filmes. Em outras palavras, os filmes indianos são mais negócios nos Estados Unidos do que os filmes de qualquer outro país. Down na última década, os filmes de Bollywood têm sido largamente filmados em Nova York, Los Angeles, Vancouver e Toronto.

Os filmes de Bollywood também fazer bem no Reino Unido. Muitos filmes, tais como Kabhi Khushi Kabhie Gham foram estabelecidos em Londres, no Reino Unido é também um dos locais mais filmados para filmes de Bollywood, porém não é o seu relatório oficial afirmando-a como Há muitos filmes indianos disparou no Reino Unido, ainda não menciona o próprio Reino Unido no filme.

Bollywood não é tão popular na América do Sul, no entanto, tem seu reconhecimento em países como Guiana e Suriname e Caribe ilha-nação de Trinidad e Tobago - todos os que têm as pessoas de origem indígena como a maioria de sua população. Em (2006), Dhoom 2, foi o primeiro filme de Bollywood a ser filmado no Rio de Janeiro, Brasil.

Oceania

Bollywood não é tão bem sucedido em Oceanic países como Fiji, Nova Guiné e Indonésia. No entanto, ocupa o segundo lugar em Hollywood em países como Austrália e Nova Zelândia.

A Austrália é um dos países onde há uma grande diáspora do sul da Ásia . Bollywood é popular entre os não-asiáticos no país também. Desde 1997, o país foi cenário para um número crescente de filmes de Bollywood. Cineastas indianos têm sido atraídos para diversas localidades da Austrália e paisagens, e inicialmente utilizado como palco de música e dança-seqüências, o que demonstra o contraste entre os valores. No entanto, hoje em dia, locais australianos estão se tornando mais importante para o enredo de filmes de Bollywood. Produções hindi filmadas na Austrália costumam incorporar aspectos do estilo de vida australiano. A Yash Raj Film Salaam Namaste (2005) se tornou o primeiro filme indiano a ser inteiramente rodado na Austrália e foi o mais bem sucedido filme de Bollywood de 2005 lá. Este foi seguido por Heyy Babyy e Chak De! Índia, que acabou como sucessos de bilheteria.



A indústria de cinema indiana é a maior do mundo em termos de venda de bilhetes e de número de filmes produzidos (somente em 2003 foram produzidos 877 longas metragens e 1177 curtas metragens). Os bilhetes de cinema na Índia estão entre os mais baratos do mundo. A indústria é sobretudo suportada por um vasto público. Em cada 3 meses um público tão grande quanto a população da Índia visita as salas de cinema. Os filmes indianos são populares em várias partes do mundo, especialmente em países com comunidades indianas de tamanho significativo.



***